terça-feira, 6 de março de 2012

Alerta sobre a Dengue

Queridos amigos, hoje queremos falar um pouco sobre a dengue, que vem contaminando varias pessoas, principalmente na nossa região de Aimorés, está difícil encontrar alguém que em sua família já não tenha um caso confirmado. Precisamos acabar com essa doença, mas depende de cada um de nós cidadãos que temos o dever de zelar de nossas casas, quintais, sempre de olho e limpando quando necessário, eliminando possíveis focos, onde possam conter larvas do mosquito aedes aegypti, mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. 

Em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença. Essa reintrodução não conseguiu ser controlada com os métodos tradicionalmente empregados no combate às doenças transmitidas por vetores em nosso país e no continente. Programas essencialmente centrados no combate químico, com baixíssima ou mesmo nenhuma participação da comunidade, sem integração intersetorial e com pequena utilização do instrumental epidemiológico mostraram-se incapazes de conter um vetor com altíssima capacidade de adaptação ao novo ambiente criado pela urbanização acelerada e pelos novos hábitos.

Nos primeiros seis meses deste ano, 84.535 pessoas tiveram dengue, enquanto que, em 2003, as notificações chegaram a 299.764. Saiba qual é a situação atual da dengue no Brasil e o que tem sido feito para sua erradicação.


Lembre-se: A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.





banner dengue



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, seu comentário será analisado, podendo ser excluído, caso seja necessário, para manter a integridade e transparência das informações contidas neste blog.
Att. A Gerência.