domingo, 16 de dezembro de 2012

Teoria do fim do mundo em 21 de dezembro de 2012

Desde os primórdios dos tempos se fala no fim do mundo. Diversas datas já foram marcadas para o fim, e estamos para passar mais uma, a do dia 21/12/2012, data em que marca o fim do calendário Maia, ou o fim de mais um ciclo.
De acordo com algumas interpretações do calendário da antiga civilização Maia, acaba o mundo irá acabar com o fim do calendário, ou seja, no dia 21 de dezembro de 012, está associada a previsões de apocalipse, mas a NASA publicou um vídeo contestando essa ideia e defendendo que 21 de Dezembro vai ser um dia igual a qualquer outro. 
A previsão do fim do mundo tem alimentado especulações e mistérios e inúmeras perguntas associadas a múltiplas teorias que têm mais de duvidoso do que de científico, teorias também associadas à ideia bíblica do fim dos tempos e do julgamento final. Entre crenças esotéricas e explicações astronômicas falaciosas, importa questionar, afinal, que fundamento pode ter esta ideia de haver uma data marcada para o fim do mundo. 
O fim do ciclo maia serviu para dar origem ao boato de que o mundo chegaria ao fim em 21/12/12. De acordo com o site da Nasa, as previsões apocalípticas ligaram o fim do Calendário Maia com o choque de um suposto planeta de nome Nibiru com a Terra. 
Para quem acredita no fim do mundo, Nibiru estaria em rota de colisão com a Terra. A Nasa afirma que a primeira data do choque que acabaria com o mundo estava marcada para o ano de 2003, mas o fim do Calendário Maia fez com que a catástrofe passasse a ser esperada para o dia 21 de dezembro deste ano. 
O mês de dezembro de 2012 marca o fim do atual ciclo b'ak'tun da contagem longa mesoamericana, a qual era usada na América Central antes da chegada dos europeus. Embora a contagem longa tenha sido provavelmente inventada pelos olmecas, tornou-se estritamente relacionada com a civilização maia, cujo período clássico durou entre 250 e 900 d. C.. Os maias clássicos eram alfabetizados e seu sistema de escrita encontra-se substancialmente decifrado. 
A contagem longa define a "data zero" em um ponto do passado, que marcou o fim do mundo anterior e o início do atual, correspondente a 11 ou 13 de agosto de 3114 a. C. no calendário gregoriano, dependendo da forma utilizada. Ao contrário do calendário usado atualmente pelos maias, a contagem longa foi linear, e não conjuntural, e mantida em unidades de tempo baseadas no sistema vigesimal. Por esse meio, 20 dias correspondem a um uinal, 18 uinals (360 dias) a um tun, 20 tuns a um k'atun e 20 k'atuns (144.000 dias) correspondem a um b'ak'tun. Assim, por exemplo, a data maia 8.3.2.10.15 representa 8 b'ak'tuns, 3 k'atuns, 2 tuns, 10 unials e 15 dias desde a data zero. Muitas inscrições maias têm a contagem de mudança para uma ordem mais elevada após 13 b'ak'tuns.. Hoje, as correlações mais amplamente aceitas para o final do décimo terceiro b'ak'tun são no calendário ocidental os dias 21 e 23 de dezembro de 2012. 
A Nasa afirma que não há a mínima chance de um planeta de grandes dimensões entrar em colisão com a Terra. Se isso acontecesse, seria completamente visível aos telescópios com, pelo menos com uma década de antecedência. A Nasa também dá conta de que Nibiru não existe. 
O que vai acontecer é apenas o fim do calendário maia ou do ciclo b'ak'tun, é como se fosse nosso calendário  que no após o ultimo dia do ano se inicia outro, não significando o fim do mundo, e sim o fim de um período. Do mesmo modo o calendário Maia não significa o fim do mundo e sim  o fim de um ciclo.

(Imagem do calendário maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, seu comentário será analisado, podendo ser excluído, caso seja necessário, para manter a integridade e transparência das informações contidas neste blog.
Att. A Gerência.